13
mar

Chéquia é a nova designação oficial da República Checa

A Organização das Nações Unidas oficializou a mudança do nome alternativo da República Checa para Chéquia. A confirmar-se a sua permanência na Eurovisão, o país deve subir ao palco da próxima edição com a nova designação.

Na imagem, a capital Praga (República Checa)

Na imagem, a capital Praga (República Checa)

Depois do projeto de lei ter sido aprovado no parlamento checo, cuja notícia pode recordar AQUI, a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou, durante o dia de ontem, o novo nome oficial da República Checa: Chéquia. Segundo os responsáveis da iniciativa, a mudança deve-se à dificuldade de introduzir o nome do país em etiquetas, rótulos e camisolas de desporto, entre outros.
Miloš Zeman, presidente do país, e Bohuslav Sobotka, primeiro-ministro checo, declaram, num comunicado conjunto com outras entidades, que “recomenda-se o uso da palavra única Chéquia em línguas estrangeiras a menos que seja necessário usar o nome oficial do país: República Checa.

No entanto, para a maioria dos países a mudança não é radical: alguns já se referiam à República Checa como Chéquia, apesar do termo nunca ter sido oficializado; apenas as línguas portuguesa, espanhola, francesa, italiana e turca resistiam ao uso desse termo, que remonta à entidade nacional usada desde o século XVII.  A República Checa nasceu em 1993 aquando da divisão da Checoslováquia, país que deu também origem à Eslováquia, cujo nome oficial é República Eslovaca.
Estreante desde 2007, a Chéquia participou em cinco ocasiões no concurso europeu. Em 2016, representada por Gabriela Gunčíková e o tema ‘I Stand’, o país conquistou o primeiro apuramento para a Grande Final, onde terminou na 25.ª posição com 41 pontos, podendo recordar de seguida a sua atuação. A confirmar-se a sua participação em 2017, esta será a primeira vez que o país subirá ao palco sob a nova designação oficial.
Fonte: PragueMorning l/Imagem: BBC / Vídeo: eurovision.tv e EscPortugal

Deixe uma resposta