19
maio

Aplicativo desfaz distorções do mapa-múndi

Groenlândia é o calcanhar de Aquiles do mapa Mercator. Apesar das aparências, nosso vizinho do norte gelado é 1,5 vezes menor do que a Índia, mais de quatro vezes menor do que os Estados Unidos e 14,5 vezes menor do que a África.

Na verdade, a Groenlândia é sobre o tamanho da Arábia Saudita, embora você nunca adivinharia ao olhar para o mapa mais onipresente do mundo. A projeção de Mercator é um projeto inerentemente defeituoso. -Exagera o tamanho dos países mais próximos aos polos enquanto representando o tamanho mais fielmente no Equador. Embora tenha sido uma ferramenta de navegação acessível para marinheiros, o mapa tem incutido para todos nós um mal-entendido bruto da geografia e o tamanho relativo dos países.

Para nossa alegria, essas distorções podem ser resolvidas. O aplicativo chamado The True Size é um mapa interativo,  seus criadores  James Talmage e Damon Maneice, esperam que ele dê as pessoas uma melhor compreensão da verdadeira dimensão dos países.

Arrastar um país através do mapa faz com que ele mude o tamanho e a forma em tempo real, permitindo que você coloque-o ao lado de países em outras latitudes e comparar seus tamanhos relativos. Por exemplo, como você sobrepor os Estados Unidos em cima da Groenlândia, o anterior se estende e incha. Enquanto isso, arrastando a Gronelândia para baixo em direção a Arábia Saudita, faz com que o país ao norte de encolher drasticamente de tamanho. Para ainda mais precisão, você pode usar uma bússola no canto inferior esquerdo, da tela para girar cada país para alinhamento.

É uma ferramenta simples, mas é extremamente eficaz na concessão de uma nova perspectiva sobre o tamanho e a forma de várias massas de terra do mundo. Como todos sabemos dos anos de olhar mapas que nos diga o contrário, esse tipo de perspectiva é muito difícil de encontrar.

Você pode acessar o mapa aqui.

Publicado em: Wired

Tradução Livre: Ateliê Web

Deixe uma resposta