26
mar

A matemática dos fusos horários

CALCULO

Galera, como prometido, abaixo listo alguns exercícios resolvidos e comentados sobre o cálculo dos fusos horários.

Saiba um pouco mais sobre a matemática dos fusos horários.

1. (Uerj 2014)

Captura de Tela 2014-03-25 às 23.45.49

Apesar de ser um país mais extenso do que o Brasil, a China possui apenas um horário oficial para todo o território nacional.

Caso os chineses adotassem o sistema internacional baseado no horário de Greenwich, o número aproximado de fusos horários que haveria no país seria de:

a) 2

b) 4

c) 6

d) 8

Gabarito: B

Resolução

Considerando que o ponto mais a leste do território chinês encontra-se a 134o 30 min e o mais a oeste 74o , a extensão territorial do país é de 60o e 30 min (134o 30’- 74o ) .  Sabemos que um fuso horário tem a extensão de 15o de longitude, dessa forma se dividirmos 60o  por 15o (uma faixa de fuso) chegamos a conclusão que, caso a China adotasse  o sistema internacional baseado no horário de Greenwich, ela teria aproximadamente 4 fusos horários.

2-  “O Horário de verão é a alteração do horário de uma região, designado apenas durante uma porção do ano, adiantando-se em geral uma no fuso horário oficial local.

O procedimento é adotado costumeiramente durante o verão, quando os dias são mais longos, em função da posição da Terra em relação ao Sol, daí o nome em português, espanhol, francês, alemão e outras línguas. Em inglês, por exemplo, o termo “Daylight saving time” (Horário de economia com luz do dia, em tradução livre) enfatiza a função prática da operação, enquanto em italiano “Ora legale” (Hora legal), destaca o caráter artificial da   medida.”

Fonte: Wikipedia.

Com base no texto, no mapa abaixo, e em seus conhecimentos responda:

Untitled1

a)     Quais são os motivos que levaram à adoção do horário de verão no Brasil?

A adoção do horário de verão pelos os estados das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste é justificado pelo maior distanciamento da Linha do Equador. Nessas regiões o período diurno já ligeiramente superior ao período noturno durante a Primavera e principalmente durante o Verão. Para promover a economia de energia elétrica em um período de grande consumo dela (outubro a fevereiro), os relógios são adiantados em 1 hora, aumentando a duração do período diurno. Essa medida permite que uma hora a mais de luminosidade natural seja aproveitada, o que reduz o uso da iluminação artificial. Outra vantagem está relacionada ao adiamento do horário de maior consumo de eletricidade (18h às 20h), o que também reduz a sobrecarga do sistema elétrico brasileiro.

b) A partir de elementos fornecidos pelo mapa anterior, explique por que alguns estados ficaram fora desse esquema.

Os estados das regiões Norte e Nordeste não adotam o Horário de Verão em virtude da proximidade em relação à Linha do Equador. Nas áreas de baixas latitudes os dias e as noites tem duração equivalente, mesmo considerando que no período do verão os dias tendem a durar um pouco mais do que as noites. Nesses estados a economia de energia, caso adotassem o horário de verão seria reduzida

3. (Fuvest)  A cidade de São Paulo está situada no fuso horário 45° Oeste. Quando em São Paulo forem 13 horas, que horas serão numa cidade localizada no fuso 75° Leste?

a) 5  horas    b) 11 horas    c) 15 horas    d) 19 horas     e) 21 horas

Gabarito: E

Resolução

Quando temos duas cidades em hemisférios diferentes devemos somar as longitudes e dividi-las por 15o (um fuso horário):

Captura de Tela 2014-03-25 às 23.59.48

Captura de Tela 2014-03-25 às 23.59.57

 

4- Um avião parte da cidade de Belo Horizonte, localizada no fuso 45º W, às 6 horas da manhã, para a cidade de Paris, que está no fuso 15º E. Sabemos que o tempo de voo é de 10 horas. Qual será o horário de chegada do avião, de acordo com a hora local na cidade de Paris?

a)         19 horas.

b)         20 horas.

c)         21 horas.

d)         18 horas.

Gabarito: B

Captura de Tela 2014-03-26 às 00.01.29

Captura de Tela 2014-03-26 às 00.06.51

Então, é isso gente.

Forte abraço,

 Léo

Uma ideia sobre “A matemática dos fusos horários

  1. Rafael

    Professor meus parabéns pela iniciativa .Em meio a tantos sites sem utilidade, você criou uma ferramenta de ensino on- line que fornece informações muito úteis pro desenvolvimento intelectual dos jovens.
    E fico muito feliz de ver que ainda existem pessoas compromissadas com a existência de um ensino de qualidade, descontraído e atrativo para os alunos. Continue com o seu excelente trabalho.
    Abraços.

Deixe uma resposta