Atualidades

5 min para leitura

Uruguai: da simplicidade à riqueza

Léo Miranda

28 de janeiro de 2015

paises-uruguai-bandeira-618

Fala, galera!!

Depois de um tempo distante das atividades, estou de volta! Aproveito para parabenizar todos os aprovados no Enem/Sisu 2014/2015! Aos que bateram na trave, estamos juntos em 2015, com muita garra e estudo chegaremos lá também!

Entre os dias 03 e 14 de janeiro visitei o Uruguai, nosso pequeno vizinho em área e população, mas com uma cultura, pessoas e paisagens fantásticas! Por isso gostaria de registrar algumas das minhas impressões.

Desde 2010 o Uruguai é governado por José (ou Pepé) Mujica, presidente que deu o que falar após decisões polêmicas como a legalização do consumo de cannabis sativa (vulgo, maconha) pelos uruguaios (não residentes não tem a mesma autorização, sob a alegação de contenção do tráfico. Outra decisão que chamou a atenção do mundo pelo pioneirismo foi a legalização do casamento homo-afetivo, primeiro país a fazê-lo na América do Sul.

Por outro lado, Mujica também ficou conhecido mundialmente pelo seu estilo de vida simples, abdicando da vida no palácio presidencial, de carros modernos com motoristas, e principalmente, de boa parte do seu salário, aproximadamente R$ 28 mil , que é repassado quase integralmente à instituições de caridade.2015-01-05 11.26.05

O lado progressista uruguaio fica evidente ao andar pelas ruas da capital Montevidéu, uma cidade linda, as margens do rio da Prata, que pertence a segunda maior bacia hidrográfica da América, formada pelo encontro de três rios que nascem no Brasil: Paraná, Uruguai, e Paraguai. As margens do rio fica uma grande avenida (ou ramblá), a principal da cidade. Resolvi caminhar por ela ao anoitecer, que em virtude da latitude mais elevada, do Solstício de Verão e do Horário de Verão, ocorria por volta de 21h e 20 min!

Cópia de 2015-01-05 09.34.09 O que chamou minha atenção foi a grande quantidade de pessoas sentadas em um longo calçadão (na orla há largos bancos), que conversavam, tocavam violão, riam, brincavam, munidos sempre do Chimarrão. Nada de pessoas aos celulares, nada de selfies, apenas pessoas que curtiam um momento diante da bela paisagem do rio da Prata.

2015-01-04 15.13.41

Em conversa com taxistas, pessoas na rua, percebi o quanto esse povo é afetuoso, e principalmente bastante simples do jeito de viver, sem extravagâncias, sem roupas de marca, sem grosserias típicas das grandes cidades. A exceção fica por conta de uma outra cidade uruguaia, Punta del Este, enclave de riqueza e ostentação, assunto para outro post!

A economia uruguaia é extremamente dependente da pecuária bovina de corte, ou seja, da exportação de carne. Entretanto, a agricultura, a atividade portuária, e o turismos são atividades complementares. Com uma população de 3,4 milhões de pessoas, o Uruguai apresenta um IDH alto, 0,790 (o IDH do Brasil é 0,744), e uma taxa de analfabetismo de apenas 2%.

No próximo post falarei mais do nosso querido vizinho Uruguai!

Forte abraço!

Léo!