Mundo Geográfico

8 min para leitura

10 temas de Geografia que mais caem no vestibular

Léo Miranda

25 de agosto de 2016

Aproveite para estudar focando nos temas que mais caem nas provas de geografia dos vestibulares.

Fonte: Guia do Estudante

Globalização

Globalização

A globalização é um processo marcado pela internacionalização das relações econômicas e sociais. Algumas de suas consequências são a integração cultural mundial, a expansão das empresas multinacionais e a organização dos países em blocos econômicos.

Teorias demográficas

Demografia

É importante conhecer as principais teorias – Malthusiana, Reformista e Neomalthusiana – e também saber fazer relações entre elas. A teoria Reformista, por exemplo, surgiu como reposta à Malthusiana; já a teoria Neomalthusiana se popularizou devido ao baby boom após a Segunda Guerra Mundial. Outro ponto fundamental é perceber o erro do pensamento de Malthus, que subestimou a capacidade de produção de alimentos e não ponderou o problema da distribuição desigual.

Relevo

Relevo

É interessante saber relacionar os processos de formação dos diferentes tipos de relevo (planaltos, depressões, planícies) com as principais formas que temos no Brasil hoje. Por exemplo, como o país se encontra no centro da placa tectônica Sul-Americana, afastado da região de encontro das placas, não existem dobramentos modernos em seu território. Como consequência, as altitudes do território brasileiro são predominantemente baixas. Também é importante entender o papel de agentes externos como chuva, vento e variação de temperatura na transformação e erosão desses relevos.

Solos e rochas

solos e rochas

A ação de agentes externos também está diretamente ligada à formação dos solos, que surgiram por um processo de decomposição de diferentes rochas mãe. Esse processo é chamado de pedogênese. Muitas questões podem ainda cobrar que você conheça os principais tipos de solo e onde eles podem ser encontrados no Brasil. A terra roxa, por exemplo, é um exemplo de solo argiloso que pode ser encontrado no Paraná, São Paulo, Santa Catarina e em algumas regiões litorâneas do Nordeste.

Terceira Revolução Industrial

 

Geografia

Relacionar os avanços tecnológicos do pós-Segunda Guerra Mundial e a série de modificações que eles causaram nas relações econômicas e de trabalho é fundamental. São exemplos disso: a substituição da mão-de-obra humana na indústria por recursos automatizados e a consequente diminuição de custo e tempo de produção; a expansão das multinacionais, que passaram a dividir a fabricação das peças de seus produtos em diversos países pelo mundo; o aprimoramento de novas tecnologias e o aumento na rapidez da transmissão de informações.

Migrações internacionais e novos fluxos migratórios

 

migração

Principalmente devido à crise mundial de refugiados que vem se acentuando nos últimos anos, as chances de que apareçam questões sobre migrações internacionais nas provas são grandes. O importante é saber analisar os motivos desses surtos migratórios (guerra, fome, perseguição política etc) e suas consequências políticas.

Problemas ambientais urbanos

Geografia

É interessante entender como a poluição do ar, a derrubada de árvores em áreas urbanas e a maior presença de asfalto e concreto nessas regiões levam a diferentes problemas ambientais nas cidades. Ilhas de calor, enchentes, chuva ácida, inversão térmica e poluição da água são alguns exemplos desses problemas.

Clima

Geografia

Além de conhecer os diferentes tipos de clima, é fundamental entender como altitude, latitude, massas de ar e continentalidade influenciam as características de cada um deles. Os fenômenos climáticos El Niño e La Niña também podem aparecer nas questões.

Projeções cartográficas

Você deve saber quais são os principais tipos de projeção cartográfica (cilíndrica, cônica, plana, Mercator, Peters) e como elas são feitas. Além disso, como é impossível retratar a Terra em um plano sem distorções, é interessante que você reconheça quais são as deformações que aparecem em cada uma dessas projeções.

FONTES DE ENERGIA

ENERGIA

Além de conhecer as características dos combustíveis fósseis, é importante entender os pontos positivos e negativos da implantação de novas tecnologias geradoras de energia, como os parques eólicos, placas solares e usinas hidrelétricas.

Escrito por: Ana Carla Bermúdez | Guia do Estudante