Tradução livre: Brilliant Maps
O mapa acima mostra que o Islã domina o norte e o leste do continente, enquanto o cristianismo domina o Sul e o Ocidente, onde outras religiões nativas e folclóricas estão sendo espalhadas por toda parte.
Os dados vêm do centro de pesquisa Pew e mostra que os cristãos compõem 50,9% da população da África, seguido por muçulmanos em 43,3% e outros com 5,8%. É importante notar que a realidade no terreno é muito mais complicada do que o mapa pode mostrar.
O mapa apenas aponta qual religião é predominante em uma determinada área e não mostra a parte da população que realmente a segue. Como o resto do mundo, a migração e a demografia significam que a situação está em constante evolução. Basta dar uma olhada neste mapa incrivelmente detalhado das religiões do mundo.
Por exemplo, você sabia que há algum lugar entre 4 a 8 milhões cristãos egípcios que são estimados em cerca de 10% da população do Egito. Etiópia, um dos primeiros países no mundo adotar o cristianismo como a religião do estado, é somente 63% cristã e 34% muçulmana.
No entanto, é a Nigéria que talvez seja o caso mais interessante. Embora não só o maior país em África em termos de população (mais de 180 milhões) é também quase uniformemente dividido entre os muçulmanos (50%) e cristãos (48%).
E finalmente, no caso de você estar se perguntando, que o enclave cristão em Madagascar está centrado em Antananarivo, a capital atual e a base do governo colonial francês no passado.
Quer saber mais sobre religião na África? Leia os seguintes livros:
- How Africa Shaped the Christian Mind: Rediscovering the African Seedbed of Western Christianity
- Muslim Societies in African History
- African Religions: A Very Short Introduction